lampada vs downlight - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
| |

LEDs Integrados vs Lâmpadas

Como escolher entre aparelhos com LEDs integrados vs aparelhos que usam lâmpadas LED? É uma discussão muito interessante com várias facetas.

Para comparação , vamos analisar os downlights, que são uma das iluminações mais comuns hoje em dia, para teto falso.

Visão Geral

3663602804390 01c6TGGW5OX edited scaled - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
suporte para embutir lâmpada
integrado
downlight com led integrado

Hoje em dia, quando se trata de escolher o tipo certo de downlight para encastrar, há dois principais contendores: os aros com suporte de lâmpada GU10 e os downlights de LED integrado. Mas, qual é a melhor opção?

Em tetos reais, normalmente não se pensa muito nisso, porque a regra geral é que o plafon deve ser o mais discreto e elegante possível, afinal, fica tudo exposto. Então, a escolha é simplesmente baseada no que tem melhor aparência, quer seja um modelo de LED integrado (que é mais fino) ou uma lâmpada (que costuma ser mais volumosa).

Agora, quando se trata de tetos falsos, a história muda um pouco. Nesse caso, o corpo do downlight fica escondido e a parte visível é praticamente igual nos dois tipos. Então, a decisão torna-se um pouco mais complicada.

Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar a desvendar esse mistério da iluminação!

Grossura do Teto Falso

Turned-on Lights Along Hotel Hallway

Aqui está o que eu acho que é o melhor ponto a favor dos LEDs integrados: a questão da espessura do teto falso.

Os downlights com LED integrado são magrinhos, têm cerca de 2 cm de espessura, só precisam de mais 1 cm extra para o cabo. Mas por outro lado, as lâmpadas GU10 ocupam cerca de 5.5 cm na vertical, só as lâmpadas, sem contar com a altura do suporte conector.

É mais do dobro da espessura que o teto falso terá que ter, e esse é um espaço precioso, especialmente numa divisão onde cada centímetro conta. Então, nesse caso, os LEDs integrados realmente têm uma vantagem.

Preço e Consumos

Crop anonymous person calculating profit on smartphone calculator near banknotes

O preço inicial do aro de encastrar mais a lâmpada GU10 é mais em conta do que o do downlight de LED integrado. E sabe o que mais? Quando chegar a hora de trocar, a lâmpada GU10 será astronomicamente mais barata.

E há mais mais uma coisa a considerar, a eficiência das lâmpadas está sempre a evoluir a uma velocidade muio acelerada. Às vezes fico na dúvida se os aparelhos de chip integrado conseguem acompanhar esse ritmo. Por isso, em cada produto, é sempre importante verificar a eficiência da produção de luz por cada unidade de potência consumida (ou seja, lúmen por watt), onde 100lm/w hoje em dia é médio, enquanto 210lm/w é muito bom. Mas uma lâmpada de 100lm/w pode ser um bom negócio desde que seja muito barata em custo inicial.

Versatilidade

gu10 normal edited - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
gu10 normal
gu10 rgb edited - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
gu10 rgb
aro encastrar branco - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
aro embutir branco
aro encastrar - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
aro embutir inox

Creio que este seja outro ponto para as lâmpadas GU10. E muito fácil trocar para lâmpadas de uma diferente tonalidade, ou intensidade, funcionalidade CCT, RGB wifi, etc.. Além disso, elas são baratas e estão disponíveis em praticamente todos os lugares.

Essas opções também existem para os downlights com chip LED integrado, mas é mais complicado encontrar. Provavelmente, terá que se encomendar online e esperar. Então, em termos de flexibilidade e praticalidade, a lâmpada LED GU10 ganha.

E mais uma coisa, alguns aros de encastrar para lâmpadas GU10 têm a opção de serem direcionáveis por um valor em conta. Já os downlights de LED integrado também podem ser direcionáveis, mas geralmente sai mais caro.

Conclusão

A escolha entre downlights com LEDs integrados e aqueles que usam lâmpadas LED GU10 pode ser desafiadora, mas um ponto crucial a ser considerado é a grossura do teto falso. Os downlights com LED integrado têm uma vantagem significativa por serem mais finos, economizando espaço valioso. Isso torna-os ideais para ambientes onde a estética e a otimização do espaço são importantes.

Portanto, para quem busca uma solução discreta e eficiente em termos de espaço, os downlights com LEDs integrados são a escolha ideal. A sua longa vida útil e eficiência energética também os tornam uma opção prática e económica a longo prazo. Em última análise, ao decidir entre essas opções, considere suas necessidades específicas e prioridades de design para encontrar a melhor solução de iluminação para o seu espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *