unioes featured banner - Florida Light Solutions Abril 24, 2024
|

Top 5 Uniões Elétricas Estanques

Quando um cabo contínuo não é uma opção para completar um circuito elétrico, é necessário fazer uniões. Ao unir condutores no exterior, é imperativo que se faça um serviço completamente impermeável aos elementos. Mesmo em casos onde o curto circuito não é uma preocupação, a corrosão é eminente.
Eu sei que gostamos de acreditar que as nossas emendas de fita isoladora são resistentes a tudo, mas vamos ser realísticos durante um momento.
Para resolver este problema foram inventadas soluções impermeáveis de vários tipos, vamos ver algumas neste artigo, e como funcionam.

1. União Estanque Mini 3P

uniões

Este é o tipo mais simples de união estanque, e todas as subsequentes seguirão o mesmo principio básico de funcionamento.

Esta união tem um ligador de 3 condutores no interior, que pode alternativamente ser usado para apenas 2 ou até apenas 1. O ligador também pode ser substituído por qualquer outro que consiga caber lá dentro.
Na maioria dos casos, estas junções são vendidas com um ligador simples de parafuso como o que se pode ver aqui à direita.

S469b872217654944ab4bf55caaec74acu.webp edited 2 - Florida Light Solutions Abril 24, 2024

O segredo que mantém a água longe do interior da união, está nos bucins.
Os bucins são o local de passagem do cabo. Nestas passagens encontra-se uma borracha, neste caso azul, para selar bem a toda a volta do condutor. Quando se rosca a tampa do bucim, este material aperta ainda mais à volta do cabo, alcançando o efeito desejado de impermeabilidade.

S37655c8a31a3447e8347bf431cf8a671e.webp - Florida Light Solutions Abril 24, 2024

2. União Estanque 3P/4P/5P

UE03 04 05 1 - Florida Light Solutions Abril 24, 2024

Este tipo de união segue o mesmo principio de funcionamento, no entanto é maior e tem um ligador de 3, 4 ou 5 condutores.

Bornier tanche IP68 connecteur de c ble lectrique 3 4 5 broches prise ext rieure - Florida Light Solutions Abril 24, 2024

Devido ao seu tamanho, esta união é mais indicada para utilização de ligadores de configuração diferente, para ter possivelmente mais flexibilidade e ser aplicável em mais situações.

lr12 - Florida Light Solutions Abril 24, 2024
eft8 - Florida Light Solutions Abril 24, 2024
LR03 - Florida Light Solutions Abril 24, 2024

3. União Estanque de Ligação Rápida

UE10 UE11 - Florida Light Solutions Abril 24, 2024

Este tipo de união, apesar de um pouco mais cara, é mais prática. Os ligadores rápidos estão a ganhar cada vez mais tração eletricistas profissionais e amadores.
Tempo é dinheiro, e não há forma mais rápida de fazer uma ligação estanque.

Estas junções são um pouco diferentes na sua mecânica, visto que o próprio suporte do ligador é enroscado na tampa dos bucins, ao contrário dos outros apresentador anteriormente, em que o ligador fica solto dentro da união.

4. Uniões Estanques de Derivação

UE06 07 08 - Florida Light Solutions Abril 24, 2024
UE09 - Florida Light Solutions Abril 24, 2024

Quando é preciso dividir um cabo em dois, é preciso utilizar estas uniões.
Em cada bucim só pode passar um cabo. Mesmo que seja possível passar dois cabos pelo mesmo bucim fisicamente, a impermeabilidade nessa entrada vai-se perder e a união já não será estanque.
Por isso mesmo, é preciso ter estas junções de 3 bucins sempre que é há 1 entrada e 2 saídas.

IP68 Connector Y Type Electrical Splitter Connector.webp - Florida Light Solutions Abril 24, 2024

5. Uniões Estanques de Caixa

IP68 Connector Y Type Electrical Splitter Connector copiar copia.webp 1 - Florida Light Solutions Abril 24, 2024

Estas caixas de união estanques são as que oferecem mais espaço de manobra. A caixa em si fecha com parafusos, ao contrário das outras que enroscam.
A mecânica dos bucins permanece igual à das soluções apresentadas acima.
Outro detalhe importante aqui é a possibilidade de aparafusar esta caixa a uma superficie, pois tem lugar para o parafuso, ao contrário das outras. Nestas caixas pode-se colocar quase qualquer tipo de ligador que existe. talvez a opção mais versátil da lista toda, apesar de ocupar mais espaço que as opções anteriores, e de não ser de tão fácil manutenção devido a requerer parafusos.

6. Conclusão

Ao explorar os diferentes tipos de soluções elétricas estanques neste artigo, fica claro que a segurança e a durabilidade são prioridades fundamentais na instalação e manutenção de sistemas de eletricidade. Desde as uniões estanques mini até as caixas de união mais robustas, cada componente desempenha um papel crucial na proteção contra os elementos e na garantia de um fornecimento confiável de energia.

É importante reconhecer que, apesar da tentação de soluções improvisadas, como emendas de fita isoladora, investir em ligações impermeáveis de qualidade é essencial para evitar problemas como curtos-circuitos e corrosão. Afinal, a segurança não deve ser comprometida.

Além disso, a variedade de opções disponíveis oferece flexibilidade aos profissionais e amadores elétricos, permitindo adaptações precisas às necessidades específicas de cada projeto. Seja através de derivações em Y para dividir cabos ou de junções de ligação rápida para economizar tempo, as soluções estão ao nosso alcance.

Portanto, ao projetar, instalar ou realizar manutenção em sistemas de eletricidade, é crucial escolher as ligações impermeáveis mais adequadas e seguir as melhores práticas de instalação. Somente assim podemos garantir a integridade do sistema e a segurança de todos os envolvidos.

Lembre-se: na eletricidade, cada conexão importa. Investir em ligações estanques de qualidade é investir no futuro da segurança elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *