Como Converter em Armadura LED
| |

Armadura Tubular LED a Partir de Uma Fluorescente

Neste artigo vamos explorar como eliminar o balastro para fazer uma armadura LED a partir de uma armadura tubular fluorescente antiga.

As lâmpadas tubulares LED gastam menos energia para fornecer a mesma luz.
Em outras palavras, ao escolher uma lâmpada LED com a mesma potência da sua antiga lâmpada tubular fluorescente, você terá um ambiente muito mais iluminado.

Como fornecedores de iluminação e de material elétrico, vendemos os produtos destacados neste artigo. Pode vê-los no nosso catálogo digital.

Os Tipos de Lâmpada Tubular LED

As lâmpadas tubulares comuns para armadura são designadas de “T8”. Elas podem variar em Tamanho, Tonalidade, Localização da Fase e Neutro, Potência e Dissipação de calor.

Tamanho

led tubular 60cm
led tubular 60cm
led tubular 90cm
led tubular 90cm
led tubular 120cm
led tubular 120cm
led tubular 150cm
led tubular 150cm

Os tamanhos mais comuns são 60, 90, 120 e 150 centímetros. Há lâmpadas tubulares com tamanhos diferentes destes, especialmente alguns modelos mais antigos, portanto certifique-se que a sua armadura LED suporta um destes tamanhos. Se não suportar, provavelmente terá que adquirir uma armadura nova.

Tonalidade

A tonalidade, ou temperatura, da luz mede-se na escala de Kelvin (K).

exemplo luz 4000K
exemplo luz 4000K
exemplo luz 6500K
exemplo luz 6500K

Há várias temperaturas de luz na escala Kelvin, mas as mais comuns, presentes no nosso catálogo, são 4000K e 6500K. A tonalidade de 4000K é considerada mais quente, e a de 6500K é mais fria.

Fase e Neutro

Esta é uma das partes mais importantes da conversão de armadura antiga para armadura LED. Normalmente as lâmpadas tubulares têm fase e neutro em pontas opostas, no entanto há algumas onde a fase e neutro fica no mesmo lado.

Ligacao lados opostos - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
Ligação lados opostos
Ligacao mesmo lado FN - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
Ligação no mesmo lado

Em qualquer caso, o sentido da fase e neutro é intercambiável e pode ser realizado em qualquer um los lados. Se a lâmpada possuir fase e neutro na mesma extremidade, a outra ponta terá conectores, mas eles são destinados apenas a sustentar o peso da lâmpada e não devem ser utilizados para conexões elétricas.
A ligação nos suportes G13 deve ficar algo deste género:

Exemplo ligação 2 lados
Exemplo ligação 2 lados
Exemplo ligação 1 lado
Exemplo ligação 1 lado

Potência

A potência em Watts das nossas LEDs tubulares em catálogo são: 10W para a lâmpada de 60cm, 15W para a lâmpada de 90cm, 20W para a lâmpada de 120cm e 25W para a lâmpada de 150cm.

A potência em watts de uma lâmpada LED pode ser equivalente a até o dobro da potência de uma lâmpada fluorescente.
Por exemplo, uma lâmpada LED de 10W pode gerar a mesma quantidade de luz que uma lâmpada fluorescente de 20W. Embora essas equivalências possam variar entre fabricantes, a eficiência geralmente favorece as lâmpadas LED. Mesmo que não atinjam exatamente o dobro da eficácia, as lâmpadas LED são sempre mais eficientes na produção de luz em comparação com as lâmpadas fluorescentes tubulares.

Dissipação de Calor

A maior causa de desgaste em LEDs é o calor excessivo, quanto mais calor e mais prolongada a exposição a calor, menor será a vida do LED. Por isso começaram a ser fabricadas lampadas tubulares LED com dissipador de aluminio incorporado

LED tubular com dissipador de aluminio
LED tubular com dissipador de alumínio
aluminio zoom in
LEDs tubulares com dissipador de alumínio zoom-in

As lâmpadas com dissipador de alumínio oferecem a capacidade de permanecerem acesas por períodos mais prolongados sem o risco de sobreaquecimento, o que contribui significativamente para a extensão da vida útil da lâmpada LED. Esta solução é ideal para espaços que requerem iluminação contínua ao longo do dia.

Balastro e Arrancador

Para o correto funcionamento das lâmpadas tubulares fluorescentes, são necessários componentes adicionais: o balastro e o arrancador. Ao contrário das lâmpadas LED, que não requerem estes elementos.

exemplo de balastro
exemplo de balastro
exemplo de arrancador
exemplo de arrancador

O balastro regula a corrente elétrica que flui através da lâmpada fluorescente, fornecendo a voltagem e a corrente necessárias para excitar o gás dentro do tubo fluorescente.

O arrancador é projetado para auxiliar no início do processo de emissão de luz. Quando a lâmpada é ligada, o arrancador fornece uma alta voltagem inicial para iniciar a ionização do gás no tubo fluorescente. Após o início bem-sucedido, o arrancador geralmente desliga, e o balastro assume o controlo da operação normal da lâmpada.

As lâmpadas tubulares LED, por outro lado, ligam-se diretamente à saída elétrica de 220V da sua casa, sem a necessidade de qualquer outra interface ou componente intermédio.
Sendo assim, é preciso eliminar os componentes extra para poder colocar uma lâmpada tubular LED numa armadura de lâmpada fluorescente antiga.

Fazer a Conversão

A operação de converter uma luminária fluorescente para LED pode não ser simples para todos e varia consoante o modelo da armadura. Se não tiver a certeza do que está a fazer, evite tentar realizar esta conversão por si mesmo e peça ajuda a um profissional. Ao efetuar esta mudança, existe o risco de sofrer um choque elétrico se não forem tomadas todas as precauções necessárias.

Remover Arrancador

Após desligar completamente a eletricidade, remover a lâmpada fluorescente e abrir a armadura, poderá encontrar um arrancador semelhante a este. Se não houver arrancador, é provável que o mesmo esteja incorporado no balastro, e pode saltar esta etapa.

Alguns componentes elétricos, como o arrancador, podem armazenar carga elétrica. Rode e puxe o arrancador, e este deverá sair facilmente. Evite tocar nos terminais metálicos do arrancador.

Depois de o remover, pode cortar qualquer ligação elétrica do suporte do arrancador, e até remover o suporte por completo.

tirar arrancador - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
imagem de bunnings.com.au

Remover Balastro

exemplo balastro com terra 1 - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
exemplo de armadura com balastro imagem de thespruce.com

Com a lâmpada fluorescente removida e a armadura aberta, é necessário agora desligar todas as conexões de entrada e saída do balastro. Opcionalmente, pode retirar o balastro em si, embora, em princípio, a sua presença não faça diferença depois de todas as conexões serem removidas.

Se não tiver experiência, equipamento adequado ou conhecimentos necessários, desaconselha-se tentar realizar este processo sem a ajuda de um profissional qualificado.

Ligações para a Lâmpada LED

Respeitando os diagramas apresentados mais acima neste artigo para as ligações de fase e neutro, deve ligar a alimentação de 220V de sua casa diretamente aos suportes da lâmpada tubular LED.

exemplo diagrama nova ligação
exemplo diagrama nova ligação

Assumindo uma lâmpada de fase e neutro em pontos opostos, a ligação ficará algo semelhante ao que este diagrama ilustra. Depois de tudo feito, única ligação presente na armadura convertida para LED será aquela entre a alimentação de 220V da sua casa e os suportes da lâmpada tubular LED. Todas as ligações a componentes intermédios devem ter sido eliminadas.

Ligação de Armadura Nova

Se preferir utilizar uma nova armadura para lâmpada tubular LED, a ligação é feita da mesma forma. As armaduras LED normalmente já vêm equipadas com suportes G13 e conexões para ligar à alimentação de 220V da casa. A única atenção necessária é a localização correta da Fase e Neutro da lâmpada que está a ser utilizada.

ligacao armadura nova - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
esquema de ligação de lâmpada tubular led

Unir Cabos Sem Soldar

Se necessitar de prolongar as conexões dos cabos para alcançar os suportes das lâmpadas tubulares LED, mas preferir evitar uma soldadura permanente, opte por um dos nossos ligadores rápidos.

LR02 - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
Ligador Rápido LR02
fdasfdsf - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
Ligador Rápido LR1
lrp2 - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
Ligador Rápido LRP2
LRE2 - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
Ligador Rápido LRE2

Cada vez mais comuns e amplamente utilizados em todos os tipos de instalações elétricas, qualquer um destes ligadores rápidos representa a maneira mais prática de estabelecer conexões entre dois segmentos de fio.

exemplo ligacao - Florida Light Solutions Julho 20, 2024
Ligador LR02 Exemplo Ligação

Conclusão

Em conclusão, a conversão de uma armadura tubular fluorescente para LED é um processo que pode trazer benefícios significativos em termos de eficiência energética e iluminação. Ao optar por lâmpadas tubulares LED, é possível obter uma luminosidade superior, utilizando menos energia. As considerações importantes incluem a escolha do tipo de lâmpada LED adequada, atentando para o tamanho, tonalidade, fase e neutro, potência e dissipação de calor.

A remoção cuidadosa dos componentes antigos, como o arrancador e o balastro, é essencial para garantir o funcionamento adequado da nova configuração LED. Recomenda-se precaução durante esse processo, uma vez que alguns componentes podem reter carga elétrica.

A ligação direta da alimentação de 220V da casa aos suportes da lâmpada tubular LED é o ponto crucial da conversão, eliminando a necessidade de componentes intermediários. A utilização de ligadores rápidos pode facilitar a extensão dos cabos sem a necessidade de soldaduras permanentes, tornando o processo mais acessível.

Em última análise, se não se sentir confortável ou não tiver a experiência necessária, é aconselhável procurar a assistência de um profissional qualificado ao realizar essa conversão. Com os cuidados adequados, a atualização para lâmpadas tubulares LED pode resultar num ambiente mais eficiente e luminoso, atendendo às necessidades modernas de iluminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *