interruptores comutadores diagramas 1 - Florida Light Solutions Abril 25, 2024
| |

2 Interruptores 1 Lâmpada

Um interruptor simples ou “de passagem” é o tipo de interruptor mais comum e conhecido. Este tipo de interruptores apenas abre ou fecha um circuito elétrico, quer sejam os dois polos ou apenas um deles.
No entanto, há outros tipos de interruptor. Neste artigo vamos explorar os interruptores comutadores, também conhecidos como “de escada” dependendo da utilização.
Estes interruptores têm vastas aplicações e estão presentes na maioria das casas. Vamos perceber porquê.

Visão Geral

30002.png edited - Florida Light Solutions Abril 25, 2024
30001.png edited - Florida Light Solutions Abril 25, 2024

Os interruptores comutadores servem o propósito de acender e apagar uma luz a partir de vários lugares da divisão, ou do edifício. Se a luz estiver apagada, qualquer um dos interruptores comutadores do circuito a acenderá. E se estiver acesa, o oposto se verifica. Estes interruptores são principalmente utilizados em escadas, para acendes ou apagar no topo ou no fundo das escadas.

O estilo de interruptor comutador apresentado na imagem acima é o chamado “pera”. Encontram-se principalmente ao pé das camas, para ser possível acender e apagar a luz a partir de lá, possibilitando assim o uso de uma única luz no quarto, em vez de ter que utilizar um candeeiro. Opcionalmente, em vez de pera, também se podem utilizar interruptores embutidos na parede.

pexels max vakhtbovycn 6394698 edited scaled - Florida Light Solutions Abril 25, 2024

Vamos utilizar as figuras dos interruptores de pera para os diagramas neste artigo, no entanto o mesmo se aplica a comutadores de parede. Além disso, iremos ilustrar o uso de circuitos com dois interruptores, no entanto há circuitos com mais interruptores.

Funcionamento Básico

interruptor comutador pera - Florida Light Solutions Abril 25, 2024

No interior, os interruptores comutadores são muito simples.

Têm uma entrada de energia e duas potenciais saídas, e duas posições possíveis de operação (imagem esquerda e imagem direita)

Há sempre uma das saídas que está a receber energia.

Os interruptores neste circuito vão estar ligados entre si de uma forma especial.
Vai ver o porquê de não ser possível utilizar interruptores normais para este tipo de circuito.

Circuito Completo

todas configuracoes comutador - Florida Light Solutions Abril 25, 2024

Vamos então descodificar estes quatro cenários, sendo as posições 1-topo esquerdo; 2-topo direito; 3-fundo esquerdo e 4-fundo direito.

O vermelho simboliza fio com corrente, e o azul fio sem corrente.
Os dois fios que vêm da esquerda, são a fase e neutro normais de 230V.

No primeiro cenário, o primeiro interruptor ligado para baixo recebe a corrente e passa para o segundo interruptor, que está também ligado para baixo, completando o circuito para a lâmpada.

No segundo cenário, viramos o primeiro interruptor para a posição de cima, que passa corrente para a posição de cima do segundo interruptor. Este está ainda ligado para baixo, por isso não passa corrente para a lâmpada.
Se virarmos o primeiro interruptor para baixo novamente, temos o primeiro cenário e a lâmpada acende. Se virarmos o segundo interruptor, passamos para o terceiro cenário.

No terceiro cenário, o segundo interruptor foi virado para cima. Com ambos agora ligados para cima, a corrente passa novamente entre eles até à lâmpada.

Finalmente, no quarto cenário, viramos o primeiro interruptor para baixo e a lâmpada desliga pois o segundo interruptor permanece na ligação de cima.

Como podemos ver. Em qualquer um dos cenários, virando qualquer um dos interruptores para qualquer posição, deixa a energia passar até à lâmpada, fechando o circuito e fazendo a mesma acender.

Conclusão

Para concluir, os interruptores comutadores desempenham um papel crucial na iluminação de espaços residenciais e comerciais.

A capacidade de controlar uma única luz a partir de múltiplos pontos oferece praticidade e além disso, a versatilidade destes interruptores permite a sua utilização em diversos ambientes, desde escadas até quartos, proporcionando aos utilizadores um controlo prático sobre a iluminação. Em resumo, os interruptores comutadores representam uma solução elegante e funcional para a gestão da iluminação em qualquer espaço, demonstrando a sua importância na moderna infraestrutura elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *