Fita NEON LED
A tecnologia LED evolui todos os dias em direção a um monopólio de todas as outras formas de iluminação, e é de facto atualmente a melhor opção para (quase) tudo.
Uma iluminação única do antigamente é a iluminação NEON, que tem um efeito vintage e nostálgico marcante; luz colorida com um efeito muito especial dentro de vidro dobrado para formar palavras ou figuras.
Visão Geral
A principal vantagem das fitas LED é o seu baixo consumo de energia, atualmente entre 4W/m e 14W/m, dependendo da intensidade e qualidade da fita. Por sua vez, os tubos NEON podiam chegar a consumir 50W/m. É uma diferença enorme.
No entanto, até recentemente, a tecnologia LED não tinha chegado a um ponto onde fosse possível replicar o efeito NEON. Isto porque os LEDs eram grandes demais.
Para replicar uma fonte de luz distribuída e contínua, foi preciso criar LEDs mais pequenos, e arranjar uma forma de difundir a luz, para se tornar mais “suave” pois a luz direta dos LEDs é demasiado brilhante e agressiva.
Além disso, os sinais NEON dobram-se nos 3 eixos X Y Z, enquanto uma fita LED só se consegue dobrar no eixo da direção da luz, não sendo possível criar as mesmas formas que o vidro com NEON.
COB
COB significa Chip on Board, ou “Chip em Placa” e é uma das tecnologias LED mais recentes. É a tecnologia usada nas lâmpadas LED “vintage”. Uma série de LEDs minúsculos são incorporados numa placa que pode ser flexível. Quando estes LEDs são colocados em volta da placa, com uma cobertura de fósforo e/ou silicone, consegue-se alcançar um efeito muito semelhante ao NEON.
Aplicando uma manga de silicone redonda a este conceito de COB 360, é possível alcançar o efeito desejado de NEON, flexível em todas as direções com estes Chips LED muito pequenos.
SMD
Também há um tipo de NEON LED, não completamente flexível, que utiliza fitas LED clássicas SMD “surface mounted device” ou “dispositivo montado em superfície”, para alcançar um efeito semelhante. Provavelmente, pesquisando LED NEON no google, este é o tipo que vai encontrar com mais facilidade. São mais acessíveis e mais fáceis de produzir.
Como se pode ver na imagem direita, neste estilo de fita LED NEON, uma fita led clássica é colocada de lado num perfil difuso. Este perfil difunde a luz no eixo perpendicular ao normal da luz da fita, permitindo assim que seja dobrado no sentido certo para criar formas.
Estas fitas LED precisam de ter uma elevada densidade de LEDs por metro e até podem ser COB. No entanto precisam apenas de LEDs em uma face da fita e não em várias faces.
Conclusão
Em conclusão, à medida que a tecnologia LED avança, estamos a testemunhar uma transição significativa na iluminação, com os LED emergindo como a opção preferencial em muitas aplicações. Embora a estética única do antigo néon tenha sido desafiadora de replicar, o desenvolvimento de tecnologias como COB e SMD está a permitr a criação de alternativas versáteis e eficientes em termos energéticos.
Estas soluções oferecem não apenas uma redução significativa no consumo de energia, mas também a capacidade de criar efeitos de iluminação impressionantes, mantendo a estética nostálgica do néon.